Total de visualizações de página

Aula 7 - Sombreamento com areia quente

AULA 7 - SOMBREAMENTO COM AREIA QUENTE

A técnica de sombreamento com areia quente em trabalhos de marchetaria tem sido utilizada a mais de quinhentos anos.
Este sombreamento permite uma mudança gradual no tom propiciando o efeito de profundidade em pétalas de uma flor por exemplo, ou  dando-nos a ilusão de curvamento em uma superfície.

Você precisará de uma pequena panela de ferro ou alumínio (um cadinho seria perfeito) cheia com areia branca e fina (encontrável em lojas de jardinagem), um fogareiro a gás ou com resistência elétrica, uma pinça metálica (pode ser para sobrancelhas) e uma colher metálica.

Aqueça a areia, coloque pequenas lâminas de madeira na areia segurando-as com a pinça (vide figura), retirando-as segundos após, e observe o sombreamento das mesmas. Com o tempo saberá quantos segundos serão necessários para obter o sombreamento desejado.  

Outra forma, dependendo da geometria ou tamanho da lâmina de madeira a escurecer, ou ainda quando a área a ser escurecida encontra-se no meio de uma lâmina, ao invés de enfiá-la na areia, pode-se segurá-la com a pinça, e derramar areia quente com o auxílio da colher, por diversas vezes, até obter o efeito desejado.

Outras técnicas podem ser utilizadas para escurecimento das lâminas, como por exemplo com ferro elétrico doméstico, ou ainda com pirógrafos (que possuem pontas de vários formatos e tamanhos), mas a técnica com areia quente é a que nos dá efeitos mais naturais.





3 comentários:

  1. A lâmina de madeira deve ser lixada antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não precisa lixar antes. Aliás, é até melhor para ficar com todas as lâminas que compõem a figura na mesma espessura para facilitar o lixamento e a superfície ficar por igual. Abraços!

      Excluir
  2. A peça a ser queimada tem fita crepe?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e/ou sugestões para melhorar o Blog. Obrigado!