Um bom ponto de partida para os novos praticantes de marchetaria, é adquirir uma seleção básica de fôlhas. Minha lista recomendada deve incluir:
1. Afara - cor de ouro, luz agradável.
2. Carvalho sedoso australiano - tem um padrão de grão pontilhado maravilhoso.
3. Avodiré - luz dourada com um brilho acetinado, bom para o céu e água.
4. Ash - amarelo claro, muito utilizado nas figuras.
5. Birch – rosa creme / padrão de grão liso.
2. Carvalho sedoso australiano - tem um padrão de grão pontilhado maravilhoso.
3. Avodiré - luz dourada com um brilho acetinado, bom para o céu e água.
4. Ash - amarelo claro, muito utilizado nas figuras.
5. Birch – rosa creme / padrão de grão liso.
6. Bird's-eye Maple
- rosa com pequenos nódulos regulares. Extremamente útil.
7. Castello - dourada, muito útil em figuras mais escuras.
8. Cedro do Líbano - laranja / amarelo - útil em paisagens.
9. Castanha – longas ondas.
7. Castello - dourada, muito útil em figuras mais escuras.
8. Cedro do Líbano - laranja / amarelo - útil em paisagens.
9. Castanha – longas ondas.
10. Koto - limpo, branco, praticamente impecável, sem ondulações, liso.
11. Lacewood – entre vermelho/rosa a laranja/bronzeado na cor, com um efeito uniformemente manchado.
12. Magnolia - tem uma aparência natural verde normalmente.
13. Mahogany, Honduras - laranja escuro/marrom grãos apertados.
14. Mansonia - cinza/marrom de muita utilidade.
15. Olive Cinza - ouro cremoso com luz forte.
11. Lacewood – entre vermelho/rosa a laranja/bronzeado na cor, com um efeito uniformemente manchado.
12. Magnolia - tem uma aparência natural verde normalmente.
13. Mahogany, Honduras - laranja escuro/marrom grãos apertados.
14. Mansonia - cinza/marrom de muita utilidade.
15. Olive Cinza - ouro cremoso com luz forte.
16. Peartree
- rosa / castanho, grãos lisos, fácil corte de lâminas.
17. Primavera - ouro luminoso - pode ser usado para um céu de verão.
18. Rosewood, Santos - marrom, com forte figuração escura.
19. Sapele (Mahogany) - muito útil para molduras. Efeito listrado.
20. Sycamore - luz colorida – muito bom para efeitos de sombreamento com areia quente.
21. Nogueira americana - cinza escuro / marrom, com boa figura.
22. Walnut Europeia - uma versão mais leve da nogueira americana.
23. Walnut Yew - dourado / marrom (pode ser amarelo), com um nó muito útil padrão aleatório.
24. Zebrano - um grão muito proeminente listrado, como linhas no papel.
17. Primavera - ouro luminoso - pode ser usado para um céu de verão.
18. Rosewood, Santos - marrom, com forte figuração escura.
19. Sapele (Mahogany) - muito útil para molduras. Efeito listrado.
20. Sycamore - luz colorida – muito bom para efeitos de sombreamento com areia quente.
21. Nogueira americana - cinza escuro / marrom, com boa figura.
22. Walnut Europeia - uma versão mais leve da nogueira americana.
23. Walnut Yew - dourado / marrom (pode ser amarelo), com um nó muito útil padrão aleatório.
24. Zebrano - um grão muito proeminente listrado, como linhas no papel.
Esta lista contém somente 24 folhas,
mas dará a você um bom ponto de partida para iniciar sua carreira de
marcheteiro. Existe uma gama de mais de 300 tipos de fôlhas disponíveis
comercialmente hoje em dia, mas voce não deve se desesperar e sair comprando
todas elas de uma só vez. Voce pode incrementar seu estoque gradualmente.
Possuindo um estoque dos tipos mais versáteis (tais como os relacionados
anteriormente), voce já estará pronto para começar suas pinturas em
marchetaria.
Uma vez que voce não esteja
disposto a iniciar marchetaria em larga escala, voce não precisará de fôlhas
inteiras. Secções pequenas atenderão suas necessidades. Geralmente, pinturas em
marchetaria, são menores que 18 x 24 pol. Algumas são até menores, tanto quanto
4 x 3 pol. De qualquer forma, as dimensões são proporcionais ao tamanho máximo
da pintura e de prensa que voce dispõe.
Se você tiver a chance de olhar sobre os folheados
antes de comprá-los, tente escolher alguns que dêem uma boa impressão de céu.
Você perceberá que sua utilização é inestimável. Também é uma boa idéia obter
alguns folheados com padrões de grãos maiores e exagerados. O que os marceneiros
classificam como falhas e manchas são muitas vezes perfeitos para marchetaria.
O ponto essencial é realmente considerar o tipo de imagem que você pretende
fazer em seu projeto de marchetaria e selecionar a sua paleta de folhas para
complementar o conteúdo da imagem. Por exemplo, com as flores, você
provavelmente precisará de uma lâmina mais brilhante, levemente figurada
ligeiramente facetada, tais como as folhas de Magnólia, porque tem uma
coloração verde natural . O padrão de grão, se selecionados com cuidado, irão
dar uma boa representação dos veios nas folhas. Se, no entanto, você está fazendo
uma cena de interior com muitas sombras, então você vai ter necessidade de um
lote de lâminas mais escuras, como algumas
nogueiras, a fim de atingir os efeitos que você deseja criar. Não se
preocupe muito com a quantidade de folhas necessárias porque quando você
começar a fazer marchetaria, você vai acabar como o resto de nós: começará com
uma pequena coleção de folhas e em pouco tempo terá muitas centenas delas. (Só
não se desespere: todos nós passamos por isso!)
No próximo artigo desta série iremos explicar as
ferramentas e equipamentos que são necessários para realizar a arte da
marchetaria. Em artigos sucessivos, vamos investigar as técnicas básicas e
manipulação de padrões e texturas de grãos dos folheados. E se você quiser ver
imagens maiores dos folheados aqui descritos (e muitos mais), existe uma
biblioteca de referência de lâminas no site da Redbridge Marquetry Group na
web (http://www.redbridgemarquetrygroup.org/)
.
Continuação: Aula 3 - Kit de Ferramentas
Continuação: Aula 3 - Kit de Ferramentas
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