Total de visualizações de página

Aula 4: Acabamento - Lixas e Vernizes


Nesta lição, vamos focar os materiais que você vai precisar para o "acabamento" parte final do processo de marchetaria. Para os marcheteiros, acabamento significa lixar e aplainar a imagem após sua retirada da prensa, bem como a aplicação de verniz e desbaste das camadas de verniz.
Vamos supor que você acabou de tirar a sua imagem da prensa e a cola esteja bem curada. Agora você está pronto para aplainar as superfícies da imagem antes do enchimento dos poros e envernizamento. Mesmo que a imagem folheada pareça solidamente achatada à placa de base, se você passar as pontas dos dedos sobre a superfície, irá sentir pequenas ondulações e irregularidades na superfície. A menos que você queira um efeito rugoso na superfície, você vai precisar “achatar’ a imagem de modo que, quando o verniz seja aplicado e esteja totalmente curado, ficará parecendo que a  imagem está embutida em uma folha de vidro.
Se você percebe que muito material precisa ser removido para achatar a imagem, ao invés de começar com uma lixa mais grossa, defendo o uso de um raspador com uma lâmina bem afiada. Quando usado com cuidado, raspadores podem remover o excesso de material com rapidez, sem marcar a superfície do quadro. Pode-se utilizar raspadores como o mostrado abaixo, que tem lâminas intercambiáveis que são pré-afiadas e moldadas com as especificações corretas. Mas é necessário ter habilidade em seu manuseio, bem como saber afiar suas lâminas.

Com a superfície da imagem nivelada com o raspador, você está pronto para o lixamento. O primeiro item necessário é um bloco de cortiça ou um bloco de madeira com uma borracha ou feltro  na face de contato (vide abaixo). Esses blocos são essenciais para se atingir um acabamento liso, sem vales que aparecem na superfície do quadro. Quanto aos papéis de lixa, eu costumo usar silício impermeável. O único problema é que eles “empastam” rapidamente, pelo que é melhor deixar várias folhas de lixa previamente cortadas no tamanho, para se ganhar tempo. Este problema de empastamento não ocorre quando estamos achatando as camadas de verniz, porque podemos usar lixa d'água, cujo poder de lixamento é maior.
Para a etapa inicial de nivelamento, antes da aplicação do verniz, eu recomendo lixa grana 80-100. Iniciando-se com lixa grana 100, por exemplo, na próxima etapa deve-se usar lixa grana 50% mais fina, ou seja 150, depois 220, e assim por diante, até chegar a grana 400-500. 
Eu costumo aplicar umas tres camadas de seladora, antes do lixamento, para que os poros das madeiras fiquem "selados", e a cor das folhas mais escuras não contaminem as folhas de cores mais claras. 
E tenha em mente que você não está lixando madeira maciça! Se a pressão for demasiada, poderá atravessar o folheado. Se você usar uma lixadeira elétrica, tome muito mais cuidado porque é mais fácil ainda atravessar o folheado e estragar todo seu duro trabalho. 

Após o envernizamento, a lixa indicada para o polimento inicial deve ser no mínimo grana 500 ou mais fina, prosseguindo com granas cada vez mais finas, em igual procedimento como o descrito acima .
Para o final de nivelamento do verniz eu uso os melhores lixas que eu possa obter, que geralmente é grana 1200-1500. Estas lixas de grão fino são frequentemente disponíveis em uma loja de tintas para autos.

Quanto ao verniz de acabamento, o mesmo deve ser de secagem rápida, tendo em vista que teremos que aplicar várias demãos (eu utilizo cerca de 6 demãos de verniz, incluindo as demãos de seladora), bem como o mais claro e transparente possível, para deixar a madeira o mais próximo da cor natural, e ainda ter boa resistência a abrasão e à umidade. Para sua aplicação, utilizo trincha de pelos macios, e as últimas demãos do verniz bem diluído em thinner. Mas há artesãos que utilizam pistolas de pintura.

Eu, após fazer inúmeras experiências com vários tipos de vernizes, tenho utilizado o verniz automotivo (de acabamento em pinturas metálicas de autos), por ser de secagem muito rápida e ser praticamente incolor (levemente amarelado). Alguns marcheteiros, utilizam laca bi-componente (laca e endurecedor catalizador). Estes 2 componentes, depois de misturados e curados, propiciam uma superfície clara, dura, super brilhante, e praticamente impenetráveis. A maioria dos marcheteiros utiliza verniz a base de poliuretano, mas o acabamento fica ligeiramente amarelado. Estes 2 tipos de vernizes, requerem que sejam aplicados em área aberta e ventilada, por conta do odor e toxidade dos gases desprendidos dos mesmos. Procure usar máscara ao aplicar e seguir as orientações da embalagem dos mesmos.
Acrílico transparente é outra opção, mas ele tende a se modificar ao longo do tempo, prejudicando sua marchetaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou sugestões para melhorar o Blog. Obrigado!